Preparativo: Mala sem alça

domingo, 5 de setembro de 2010

Depois da escolha do destino, o item fundamental da viagem é a mala. Algumas pessoas odeiam organizá-las, por não saberem o que levar, quanto levar e como dispor tudo dentro da mala. Dos Seis amigos viajantes, Gigi Melo é a única que está com a mala pronta há mais de uma semana. Mas hoje ela resolveu arrumar mais uma vez , por achar que tinha coisa de mais.
Fazer a mala de última hora é o pior erro que você pode cometer(Bruno e Danylo ainda não fizeram a mala). É preciso organização e antecedência (de preferência dois dias antes). Além disso, fique atenta ao tempo de viagem. Se durar apenas um fim de semana, não precisa exagerar e levar aquela mala enorme. A opção ideal é uma menor, mais compacta. Se a viagem for extensa (quatro dias ou mais), as malas maiores se ajustam melhor.

O site Onebag é um dos melhores que eu já encontrei sobre a “arte” de fazer as malas. Vale muito a pena visitá-lo. Apesar de sre um pouco longo, traz dicas e idéias valiosas para quem está prestes a carregar um pedaço do guarda-roupa consigo. A idéia central do site é viajar sempre levando apenas uma mala, que, no caso de uma viagem de avião, possa ser carregada como mala de mão. Preciso confessar que acho essa uma tarefa difícil, mas o que vale é a idéia. Abaixo estão algumas dicas puxadas do site:

  • Sempre que possível, opte por viajar com apenas uma mala, que pode ser levada na cabine do avião, e não despachada (O autor do site, Doug Dyment, diz que “só há dois tipos de bagagem: as de mão e as que são perdidas”, num exagero compreensível, principalmente por quem já teve sua bagagem extraviada).

  • A mala em si é tão importante quanto o que vai dentro dela. Escolha uma mala que seja resistente, com zíperes fortes e tenha compartimentos adequados ao uso que você vai fazer dela. Vale mais a pena gastar mais dinheiro comprando uma mala boa do que passar muita dor de cabeça com uma mala que abre no meio do caminho – tenho duas mochilas de viagem, uma da Curtlo e uma da Deuter, e ambas são ótimas (e o que têm de boas têm de caras, sinto dizer).

  • Se você escolheu uma mochila, veja que ela tenha uma “barrigueira”, que são as tiras que você amarra em volta do quadril. Esse item faz toda a diferença na hora de carregar muito peso.

  • É melhor escolher uma mala que aceite cadeados e possa ser inteiramente trancada. Em especial com bagagens despachadas, você não sabe quem pode ter acesso à sua mala antes de você (e na maioria dos lugares, mesmo em hotéis, é melhor deixá-la trancada quando você não estiver por perto).

  • Roupas de tecido natural ficam mais amassadas do que as de tecido sintético.

  • Tente arrumar sua mala “embrulhando” suas roupas em volta de um objeto inicial (como um saco de viagem com meias e underwear), das mais leves às mais pesadas, que ficarão na parte de fora do “embrulho”. Isso deve ajudar a combater o amassamento.


0 comentários: